"Não nos teríamos apercebido de muitas ideias nossas, se não tivéssemos conversado com os outros."
(Noel Clarasó)


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Caso Maddie McCann

Madeleine McCann, de nacionalidade inglesa, desapareceu em Portugal quando se encontrava de férias (na Praia da Luz) com os seus pais, com os seus  irmãos e com alguns amigos da família. Este desaparecimento ocorreu na noite de quinta-feira, 3 de Maio de 2007, quando foi dada como desaparecida do seu apartamento onde tinha sido deixada sozinha com os seus dois irmãos. Madeleine, então com quase quatro anos de idade, foi inicialmente dada como tendo "saído" pelos seus próprios meios, mas após investigação posterior foi sugerido o seu rapto. O seu desaparecimento tornou-se uma das notícias mais notórias quer pela rapidez  da sua divulgação quer pela massiva cobertura dada pelos órgãos de informação.
Com a investigação a avançar, e com os interrogatórios a serem realizados, a policia começou a encontrar contradições, quer no discurso dos pais da crianças, quer nos discursos dos restantes casais. A primeira contradição tem a ver com a distância: o casal referiu que do restaurante onde jantavam conseguiam visualizar a janela de correr que se encontrava destrancada. A segunda contradição diz respeito aos avistamentos: uma das amigas do casal diz que viu um homem a transportar uma criança. Conseguiu descreve-lo apesar de estar a uma distância relativamente grande desse homem e de a iluminação ser fraca. Contudo, há um segundo avistamento também de um homem a transportar uma criança ao colo, mas apesar do aspecto fisico corresponder ao que tinha sido dado pela amiga do casal McCann, este homem encontra-se no lado oposto da vila. Por fim, a terceira contradição refere-se à janela do quarto onde Maddie e os seus irmãos gémeos dormiam. Se às 21h20min Jane, a amiga do casal que diz ter visto um homem com uma criança ao colo, vê o raptor com a criança e Kate McCann quando dá pelo desaparecimento da filha repara que a janela do quarto fora totalmente aberta, como é que os outros amigos do casal, Russell e Matt, que foram verificar os apartamentos depois das 21h20min não viram a janela aberta?
Entretanto, começa a surgir a hipotese de morte. São trazidos a Portugal dois cães que já participaram em muitas investigações que acabaram com sucesso. Um desses cães detecta sangue humano, mesmo em pequenas porções, o outro assinala locais onde estiveram pessoas mortas. Estes dois cães farejam os apatamentos onde estiveram todos os casais ingleses e a casa de Robert Murat, que tinha sido apontado como o possivel raptor de Maddie. Os cães só reagiram no apartamento do casal McCann. O cão que assinalava locais onde estiveram pessoas mortas, assinalou odor a cadáver no armário que se encontrava no quarto do casal e atrás do sofá da sala; o cão que detecta sangue, detectou sangue atrás do sofá da sala.
Para além dos apartamentos, os cães inspeccionaram os carros que tinham sido alugados pelos casais enquanto estiveram no Algarve. Perante todos os carros, os cães só reagiram ao carro alugado pelo casal McCann. Inspeccionaram roupas e os cães reagiram perante a roupa de Kate e o peluche de Maddie.
A partir daqui, a tese de morte da criança ganha consistência. A policia portuguesa e a policia britânica, que estava a colaborar na investigação, acreditam que a criança foi vitima de um acidente. A mudança de direcção da investigação leva ao casal McCann a regrassar a casa, quando tinham tido que só o fariam quando soubessem o que tinha acontecido à filha mais velha.
O que levou os casais que estavam de férias na Praia da Luz, a contradizerem-se? Especialistas, refererem que estas contradições mostram o receio que os casais tinham em ser acusados de deixarem os filhos em situação de perigo; queriam mostrar que os filhos estavam em segurança. De referir que no Reino Unido, os pais que deixam os filhos expostos ao perigo são severamente punidos.
Mas, ao fim ao cabo foi o que aconteceu. Independentemente de Maddie ter sido raptada ou mesmo morta, estas crianças estiveram expostas ao perigo, sujeitas à possibilidade de serem raptadas. E se assim é, porque é que estes pais não são responsabilizados?
O casal McCann foi questionado pela polícia sobre o motivo pelo qual Maddie e os irmãos haviam sido deixados sozinhos num apartamento com as portas do pátio destrancadas enquanto jantavam no restaurante. Os McCann alegaram que deixaram as crianças sozinhas porque não as queriam deixar na companhia de um(a) estranho(a), apesar das crianças terem passado a tarde na creche do Ocean Club na companhia de estranhos.
Será que estas pessoas não deviam ser responsabilizadas pela situação? Por terem deixado os filhos "entregues ao destino"? Por terem mentido nos depoimentos à policia? E se realmente a criança foi morta ou morreu por acidente e os pais ocultaram essa situação simulando um rapto? É que a porta da frente do apartamento e a janela do quarto onde dormiam as crianças não tinham sido forçadas, a janela só tinha impressões digitais de Kate e tinha sido aberta pela mesma e era impossivel um raptor sozinho transportar uma criança sem deixar vestigios na cama e na janela.
Qual é a vossa opinião? 

Ana Costa Nº131209019

2 comentários:

  1. Penso que sim, que estes pais deveriam ser ter sido responsabilizados.É uma história muito estranha, com muitas contradições. Alguém muito influente gabinete do PM inglês?) se encarregou de que muitos aspectos fossem abafados.

    ResponderEliminar
  2. "...estas contradições mostram o receio que os casais tinham em ser acusados de deixarem os filhos em situação de perigo..." de facto esta noticia ganhou proporções estonteantes. Atrás de uma prova, vinha uma contradição, atrás de uma contradição vinha uma nova prova e ficámos todos sem perceber o que realmente se passou naquela noite (ainda que a maioria de todos nós possa ter uma opinião sobre o assunto, mas a verdade é que nunca nada foi provado). A única certeza que existe é que estes pais deixaram os filhos menores em casa sozinhos, num país desconhecido onde nem sequer se fala a sua lingua e no meio de tanto mediatismo "esqueceram-se" de responsabilizar o casal McCann, que independentemente de tudo o que possa ter acontecido, foram a causa de toda esta situação.

    Sofia Ribeiro

    ResponderEliminar